FINAL NACIONAL DA COPA ROZETA CUTIANO FOI REALIZADA NO RODEIO TAVORENSE

Entre os dias 15 e 18 de novembro a Ekip Rozeta esteve de volta a Joaquim Távora, região do norte pioneiro do Paraná, onde mais uma vez fez parte de um dos eventos mais importantes do estado. O 32° Rodeio Tavorense sediou a Final Nacional da Copa Rozeta Cutiano, que definiu o campeão da modalidade na temporada 2023, além de uma importante etapa na Montaria em Touros.

“Primeiramente quero parabenizar toda a Comissão Organizadora Os Gigantes por mais esta edição do Rodeio Tavorense, realizada com tanto sucesso e que bateu novos recordes. A estrutura do Rodeio Tavorense é hoje uma das maiores do Paraná e é uma referência do estado em todo o Brasil. Para nós é motivo de muito orgulho fazer parte deste do Gigante do Paraná por mais um ano,” declarou Enrique Moraes, presidente da Ekip Rozeta.

Ele ressalta ainda que o evento se empenha em valorizar os competidores e os demais profissionais do Rodeio, outro ponto em que a Comissão Organizadora é uma referência. “Agradeço ao presidente Kaju Véi, e demais membros da comissão, Luciano Nabarro, Diego Teodoro, Felipe Tio, Dione Pokemon, Larice, Carlão Bagatim, Guilherme Vasco, Jerry, Vivi Bagatim, Orlando, Tanaka, Márcio Zóio, Chiquinho Garcia e Rominho, em especial também a Cia. Original, Fabinho e sr. Adilson Macarroni por mais um ano de parceria,” concluiu.

Com os cinco primeiros colocados do ranking chegando ao evento com chances reais de buscar o título, a competição foi a mais disputada da história da Copa Rozeta Cutiano. Além disso, o Rodeio Tavorense contratou para a Final Nacional as principais tropas do Brasil, o que garantiu sem dúvidas a melhor competição da modalidade nesta temporada.

O grande campeão da temporada foi o jovem talento João Victor Gimenez, representante de Deodápolis-MS e que confirmou porque é apontado como um dos principais nomes da nova geração da modalidade. Liderando o ranking ele manteve a regularidade e obteve nota nos quatro animais que montou para garantir a segunda colocação na somatória da etapa final, resultado que confirmou a fivela de Campeão da temporada.

Montando o animal Comissário (WR) o sul-mato-grossense obteve 91,25 pontos em sua última montaria, encerrando com chave de ouro uma temporada brilhante. Aos 24 anos de idade o competidor revelado pela Ekip Rozeta liderou boa parte da temporada, tendo conquistado quatro vitórias e terminado outras oito vezes entre os cinco melhores nas etapas que disputou, sempre com excelentes montarias em um estilo que chama atenção de todos os fãs.

A Final Nacional também coroou pela terceira vez a égua Paixão Caipira (Tito Cardoso) como o Melhor Animal da Copa Rozeta Cutiano, após vencer 16 etapas ao longo do ano. Vencedora nos dois campeonatos anteriores, o animal agora é recordista de títulos na história da competição. Pelo segundo ano consecutivo a Cia. WR – Roberto Biasi venceu como Melhor Tropa da Temporada, tendo obtido 10 fivelas nas etapas que disputou.

Em busca de valorizar ainda mais os jovens talentos, pela primeira vez a Copa Rozeta Cutiano premiou o competidor Revelação da Temporada, título que ficou com o jovem estreante Matheus Lima (Pirapora do Bom jesus-SP) que terminou na quarta colocação no campeonato. Todos os premiados receberam a Taça Jorge dos Santos, novo troféu instituído no campeonato este ano e que homenageia o pioneiro da modalidade Cutiano que faleceu no início deste ano.

O Rodeio Tavorense sediou uma competição de altíssimo nível e extremamente acirrada nas quatro noites, terminando com a vitória de Fabiano Garcia Dias (Riolândia-SP) que foi o melhor na somatória do evento, totalizando 349,50 pontos. Além do campeão nacional João Victor Gimenez, completaram o pódio da etapa decisiva, Adilton Rodrigues (Mineiros-GO) em terceiro, Kaio Henrique Barros (Tietê-SP) em quarto e o experiente Vaelter Dias (Mirassol-SP) em quinto lugar.

Na Montaria em Touros mais uma vez a arena de Joaquim Távora também sediou uma das etapas mais disputadas do campeonato, que terminou com a vitória de Danilo Almeida (Cardoso-SP). O competidor que é um dos mais experientes e antigos do campeonato, chegou a final da etapa liderando e garantiu mais uma fivela na temporada ao marcar 88,25 pontos a bordo de Terremoto (Condomínio BRS) totalizando 441,50 pontos.

Para completar o pódio da modalidade, o atual campeão nacional Alex Trindade (Nossa Senhora das Graças-PR) garantiu o segundo lugar também invicto e foi seguido por Frederico Araújo (Jaboticatubas-MG) em terceiro, Ronaldo Manoel Jr. (Paranapuã-SP) em quarto e Assyrio José Dias (Sertanópolis-PR) em quinto. Pelo Curral de Elite, Xeque-mate (Máfia do Boi) foi o Melhor Touro com 46,13 pontos de média e a Cia. Máfia do Boi venceu como Melhor Boiada com média de 44,29 pontos.

Ainda complementando o presidente da Ekip Rozeta agradece a todos os competidores e tropeiros que ajudaram a realizar estas etapas com tanta qualidade, aos contratados e empresas que estiveram presentes no evento e ao staff oficial da Ekip Rozeta, que mais uma vez se empenhou dia e noite para a conclusão de mais uma etapa com sucesso.

COPA ROZETA CUTIANO – TEMPORADA 2023
Campeão Nacional – João Victor Gimenez (Deodápolis-MS)
Melhor Animal – Paixão Caipira (Tito Cardoso)
Melhor Tropa – WR – Roberto Biasi
Revelação da Temporada – Matheus Lima (Pirapora do Bom Jesus-SP)

Final Nacional Cutiano – 32° Rodeio Tavorense
Campeão – Fabiano Garcia Dias (Riolândia-SP) – 349,50 pontos
Melhor Animal – Justiceira (WR) – 45,28 pontos
Melhor Tropa – WR – Roberto Biasi – 44,41 pontos

Montaria em Touros – 32° Rodeio Tavorense
Campeão – Danilo Almeida (Cardoso-SP) – 441,50 pontos
Melhor Touro – Xeque-mate (Máfia do Boi) – 46,13 pontos
Melhor Boiada – Máfia do Boi – 44,29 pontos

Assessoria: Agência PrimeComm / Foto: Marco Stevanelli